quinta-feira, 18 de setembro de 2008

o cavalo


“Cavalo manco agora, eu vou te ensinar…” A musica da banda Calypso que se popularizou no Brasil no ano de 2000, usa do termo cavalo manco para designar um mau dançarino. Mas, cavalo admite outras aplicações como, símbolo de marcas de carro como Corcel, Mustang e Ferrari. Ainda sobre carros, é associado à potência do motor. E essa muitas vezes motiva jovens que buscam adrenalina dando cavalo-de-pau. Cavalo é, também, a designação dada para a cabine do caminhão.

Na Grécia, a Guerra de Tróia é uma das histórias mais conhecidas no mundo pela forma como foi vencida. Um cavalo oco, mas recheado de soldados foi deixado na porta da cidade de Tróia e durante a noite o exército grego saiu e facilmente venceram os troianos.

Na antiguidade, outro cavalo ficou famoso, Incitatus, o cavalo de Calígula, que foi nomeado senador e há hipóteses de que seu dono pensava em nomeá-lo cônsul. O cavalo dormia sobre mantas e tinha dezoito criados e um colar de pedras preciosas. É provável que o cavalo fosse mais sensível que seu dono, visto que este era conhecido pela sua brutalidade e ignorância.

Coincidência ou não, hoje, um homem com as características de Calígula é chamado de, adivinhe, cavalo. Essa palavra tem registro marcante também na religião Católica, onde um de seus principais santos, São Jorge, é retratado em cima de um cavalo branco lutando contra um dragão. Esse quadro representa que nunca devemos deixar de lutar pelo que acreditamos.

Igualmente branco era o cavalo do famoso Imperador Francês, Napoleão Bonaparte, ao menos reza a lenda que assim contou. Falando em lendas, podemos falar dos Contos de Fadas, onde sempre existe um Príncipe montado em um cavalo branco, para regar a mente das meninas sobre um homem perfeito que as defenda de todos os perigos.

Mas em Imperatriz, o cavalo que faz sucesso não é branco, mas feito de aço. O time dessa cidade é a verdadeira paixão do povo, que apesar de terem um estádio em péssimas condições, quando há jogo do Cavalo é para lá que todos vão.

E não é só no jogo de futebol que o cavalo tem função importante, no xadrez, a peça do cavalo, se move de maneira especial com relação às demais. Esta peça percorre o tabuleiro em movimentos parecidos aos da letra L e pode pular as outras peças no caminho e equivale, no início do jogo, a três piões.

E quem não conhece o desenho Cavalo de Fogo, inicialmente feito em 1986, que narra a história de uma menina, Sara, que é chamada pelo cavalo de fogo para retornar ao seu mundo original onde é uma princesa e deve defender seu povo dos ataques da bruxa Diabolyn.

Outro cavalo muito retratado em desenhos é o cavalo-marinho, este peixe que vive no mar, e prefere águas calmas tem uma maneira peculiar de se reproduzir, pois, a fêmea deposita os ovos em uma bolsa localizada no macho e estes, então, serão fecundados.

O cavalo tem um significado muito especial na filosofia chinesa. O ano do cavalo é interpretado como um ano de coragem, ousadia, franqueza. Muito favorável à comunicação e para quem gosta de aventuras.

Existe também o signo do cavalo, equivalente no signo do zodíaco ao de gêmeos, que caracteriza uma pessoa inteligente, viva, sagaz, com uma enorme capacidade para se comunicar e de fugir das tentativas de domínio.

Os traficantes usam o cavalo para definir a Heroína, droga derivada do ópio e que causa danos cerebrais irreversíveis.

O cavalo de tróia, não o da história grega, mas, baseado nela, criou-se um programa que se instala no computador, liberando um vírus para rastrear as informações sigilosas.

A equoterapia, para voltarmos a falar de coisa boa, é uma terapia que utiliza o cavalo para buscar o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais pelos diversos sinais a que está exposta durante a equitação. E essa por sua vez é praticada por milhares de pessoas, tendo como expoente o brasileiro, Rodrigo Pessoa.

O cavalo é o nome dado também a um aparelho da Ginástica, usado tanto na modalidade feminina quanto na masculina, sendo que nesta o aparelho tem alças. As ginastas devem saltá-lo com a ajuda de um trampolim e os ginastas o fazem com um balanço de pernas que se alternam com o apoio das mãos nas alças.

Não se pode deixar de falar no cavalo como animal, que tem vida média de vinte e cinco anos. E algumas das raças mais conhecidas são a Árabe, Pônei, Quarto-de-milha e Puro Sangue Inglês. Sua criação no Brasil é ampla e estima-se que haja em torno de 6 milhões e 200 mil cavalos.

Os cavalos permeiam nosso dia-a-dia, com tantos significados e aplicações, até na hora de se amarrar o cabelo há um nome para isso, faça um rabo de cavalo!


texto apresentado pelos alunos do curso de comunicaçao social-jornalismo,UFMA.
Ângela Maria Barros Almeida, Alanna Ferreira, Fernando Hauffer, karine Carlos, Mab Nathasje .

2 comentários:

Dimes disse...

TENSA! Texto muito bom, bom mesmo!
Saudade de tu! Te amooooo!

Pedro Arthur disse...

Muito massa Ângela, deixe que sempre vou ir em seu auxilio no meu cavalo branco!