quarta-feira, 24 de setembro de 2008

“Maranhão do Sul: um sonho possível"


Do passado ao futuro

O Maranhão do Sul é um sonho alimentado há gerações e que vem tomando dimensões proporcionais com a luta e o suor de seu povo com uma grande jornada de construção social, econômica, cultural e política de um amanhã.

Seu território é cheio de paisagens raras e de harmoniosas belezas, notadamente em relação às imagens quase selvagens dos cerrados que faz parte de todo o sertão.

A idéia de divisão do Maranhão vem desde o século XIX com o início de sua colonização. Isso devido à parte norte ter sido colonizada pelos europeus para a produção de produtos requisitados no mercado internacional, como a cana-de-açúcar e o algodão, e o sul foi ocupado por nordestinos que inicialmente dedicaram-se a criação de gado. Neste mesmo século, intelectuais tentaram introduzir idéias revolucionárias que não foram bem aceitas, resultando em uma diferença ainda maior de interesses entre o norte e o sul.

Suas potencialidades turísticas e econômicas constituem-se ao que tem como destaque as suas belezas naturais – algumas até desconhecidas por seu próprio povo. Os santuários ecológicos fazem desta terra um atrativo ímpar para o desenvolvimento de atividades voltadas para o turismo. Formações rochosas esculpidas pela natureza, principalmente do Vale do Tocantins seguido de exuberantes paisagens localizadas na harmonia do cerrado e das matas, que causam na alma a sensação de paz, liberdade onde cabe a cada um conhece-las. Elas se entrelaçam ao verde das produções agrícolas, das belezas do cerrado e do sertão, de onde se ouve o ruminar da grande reserva bovina que enriquece ainda mais o sul do Maranhão.

Contudo, dispondo de todas essas riquezas, o novo estado brasileiro possui solos privilegiados para produção mineral e agrícola. Porém, as terras produtivas estão nas mãos de poucos, o que faz este povo pobre perante uma sociedade de um capital limitado atraindo novos investidores. Com isso, gera se empregos tanto formais quanto informais, tornando o sul maranhense um pólo de crescimento industrial.

Este sonho é uma realidade que está ganhando cada vez mais adeptos e apoio de políticos, dando mais força ao movimento. Assim sua emancipação já é certa, visto que existe uma parte do estado com perfil humano e econômico diferente um do outro, e que merece, portanto um tratamento diferenciado ao que lhe vem sendo dado até hoje.

ÂNGELA MARIA BARROS ALMEIDA
AMANDA ARAÚJO

2 comentários:

Dimes disse...

QUE MASSA! Fica bem! E TE AMOOOOOOOO MUITOOO!

Alanna Ferreira disse...

eiii fiz um sobre o Maranhão do Sul mas foi ao contrario do teu teu MARANHÃO DO SUL APENAS UM SONHO
eu falo é a verdade..kkkkkkkk
bjo depois olha lá ta? xero amu tu nojenta do cabeção
http://alannaferreira.blogspot.com/